Amplia as tuas aulas

Blog de partilha de experiências educativas

Ampliando a Acessibilidade do Computador.

O Windows 7 trás algumas ferramentas de acessibilidade que facilitam o interface entre o utilizador com dificuldades visuais e o computador. No entanto, foi possível amplificar aquelas ferramentas recorrendo ao NVDA – nonovisual desktop access, programa gratuito, de grande qualidade, com versão portuguesa, que vocaliza as teclas do computador e texto no ecrã.

O aluno que beneficiou destas ferramentas tem ambliopia, possuindo uma visão reduzida, que lhe permitia ver um ecrã ampliado, mas revelando grandes dificuldades em ver e utilizar o teclado. A ideia que me ocorreu foi a de fazer aquele aluno memorizar as posições das teclas e usar os dedos de forma correta no teclado, tendo para isso recorrido ao programa gratuito Rapid Typing, que ensina a escrever corretamente num teclado. A aprendizagem foi tornada possível graças à  combinação das facilidades de acessibilidade do Windows 7 associadas às possibilidades do NVDA e ao acompanhamento pelo professor, que garantia que as posições dos dedos no teclado fossem as adequadas.

image  image

O aluno foi fazendo exercícios de complexidade crescente, até que mais para o final do ano, já tendo uma excelente noção das posições das teclas, passou a escrever palavras e pequenas frases no Word.

image

No próximo ano letivo, com mais algum treino, acredito que este aluno possa tirar um maior partido das facilidades de acessibilidade do sistema operativo, pois não dependerá da visão para manusear o teclado. Acredito, ainda, que esta  autonomia no computador  poderá, eventualmente, vir a ser decisiva no futuro deste aluno.

João Freitas

Professor da disciplina de Cidadania – Unidade Especializada de Currículo Adaptado.

Anúncios
%d bloggers like this: