Amplia as tuas aulas

Blog de partilha de experiências educativas

Videojogo “Proteus” adaptado ao Ensino Especial

 

O videojogo Proteus consiste numa experiência de exploração virtual em que não existem ameaças ou qualquer forma de perder o jogo. O aluno é colocado numa ilha gerada por computador cujas características são as de ser visualmente apelativa e representar na  primeira pessoa de um espaço com eventos imprevistos, que são sempre inócuos, mas diversos e misteriosos.

O objetivo está a ser o de colocar um aluno que se situa dentro do espectro do autismo em situações novas, criando-lhe o desafio de explorar a ilha, esperando-se que isso o ajude a lidar com situações de novidade dentro de um ambiente controlado e inofensivo.

image  image

Tendo questionado o professor de educação especial sobre a reação do aluno ao videojogo, este mostrou-se optimista, notando que o aluno parece replicar no jogo o comportamento que revela num espaço real. Tal observação é interessante, porque pode significar que o aluno reage no espaço virtual de uma forma idêntica ao real, o que não torna o inverso verdade, mas sugere que o aluno pode-se estar a defrontar com um quadro emocional semelhante àquele que teria na exploração de um espaço físico real.

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: