Amplia as tuas aulas

Blog de partilha de experiências educativas

Quadrados, retângulos, perímetro e áreas no Minecraft

image

As indicações escritas colocadas no quadro (como se pode ver na figura abaixo) eram sobretudo para a equipa de professores se orientar , pois os alunos do Ensino Especial usavam os esquemas como referência. Primeiro tiveram de elaborar com pequenos cubos um quadrado e um retângulo, assinalando qual era qual. Depois, contando novamente os cubos de plástico, mediram os lados das formas geométricas, o que evidenciou  ainda mais a diferença entre o quadrado e o retângulo. Só então, é que reproduziram o raciocínio utilizando o videojogo  Minecraft.

  image  imageimage

Após esta primeira fase, o alunos encheram o interior das formas geométricas com cubos e contarem o total de elementos presentes em cada forma, o que lhes permitiu determinar a área. Procedendo de igual maneira no ambiente virtual.

image  image image

O perímetro tornou-se mais complexo de determinar, pois contar os cubos por si só induzia no erro de se admitir que o perímetro era 8 para um quadrado de lado 3 e a forma como se estava a enunciar o problema aos aluno ainda estava a criar mais confusão, no entanto, numa aula posterior teve-se algum sucesso com o sistema seguinte em que se contaram duas vezes cada quadrado do cantos.

image

No entanto, futuramente, tentar-se-á que os aluno contem os lados do quadrados mais pequenos, o que dará uma conta certa de imediato, no que respeita ao perímetro. Um problema surge, no entanto, no caso apresentado, em que a área e o perímetro são “16”, parecendo, para já, ser difícil a abordagem das unidades nesta modalidade de ensino.

No que respeita à utilização do videojogo, parece-me que a  vantagem é mais do que motivacional, pois este está a ser utilizado como espaço de aplicação e mobilização de competências, no entanto, o seu potencial a longo prazo poderá ser ainda maior, pois o Minecraft permite elaborar estruturas mais complexas do que as conseguidas com cubos de plástico. A ideia será os alunos projetarem de forma precisa construções como aquela que apresento a seguir, que foi elaborada por um aluno, mas de forma livre.

imageimage

Não houve, neste último caso, qualquer projeto inicial, pois ocorreu num momento que criei com o objectivo dos alunos darem largas à sua imaginação e que vem a revelar a outra faceta deste videojogo, isto é, além de ser um espaço onde apenas se aplicam projetos, pode ser também um espaço de criatividade.

Anúncios

7 responses to “Quadrados, retângulos, perímetro e áreas no Minecraft

  1. kixty9 2014/03/09 às 20:43

    Não era possível dar Print Screen para produzir as capturas de tela que ilustram o post, ao invés de fotografar a tela a partir de fora?

    • jlfreitas520 2014/03/13 às 12:56

      Sem dúvida, atualmente é o que fazemos, pois utilizamos a dropbox para guardar o print. Na altura seria necessário abrir um programa de desenho, o que não era prático.

      • kixty9 2014/03/13 às 14:11

        Se apertar F2 no Minecraft ele automaticamente salva uma captura de tela, sem que seja necessário abrir um programa de desenho.

  2. kixty9 2014/03/09 às 20:48

    Não entendi porquê se contaram duas vezes os cantos dos retângulos. Poderia me explicar?

  3. kixty9 2014/03/13 às 14:10

    Reblogged this on Minecraft 18.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: