O Minecraft possui um vasto potencial ao nível da Matemática no Ensino Especial. De momento, peço ao aluno que construa quadrados e rectângulos em que necessita de contar o número de unidades em cada um dos lados de acordo com um referencial que elaboro previamente.


O aluno faz primeiro um modelo físico usando cubos e depois passa esse modelo para o ambiente do videojogo Minecraft.


A ideia no entanto é ir bem mais longe que simples contagens, pois pretendo criar situações de aprendizagem em que o aluno deverá aprender os conceitos de perímetro, área e até volume, associando operações de adição subtração e multiplicação.
A terminologia numérica utilizada atualmente, sempre que apresento um novo rectângulo aos alunos é o ponto de partida para futuras multiplicações, pois contando o número de cubos que formam e preenchem um rectângulo obtemos o produto, criando-se assim uma forma concreta de os alunos virem a executar pequenas multiplicações e determinarem áreas. A longo prazo, existe a possibilidade de o aluno passar para o domínio de uma terceira dimensão e vir a determinar volumes, podendo, nesse caso, recorrer à calculadora, ferramenta que passaria a aprender a dominar melhor.

Uma vez desenvolvidas as competências básicas ao nível das três dimensões e tendo o aluno alguma percepção das noções de medidas pretende-se passar para uma fase em que o aluno mediante um pequeno guião irá elaborar pequenos projetos, como, por exemplo, a construção de uma casa, na qual se daria uma especial atenção às dimensões das várias divisões, segundo os métodos de medida aprendidos.

O facto de os cubos utilizados medirem exatamente um centímetro facilita o processo de medida e possibilita mobilização do conceito de medida de uma atividade para outra, por exemplo, enquanto exponha os meus planos ao professor de Educação Especial, este sugeriu que se transpusessem algumas das construções para modelos de madeira ou de algum material moldável. Uma tal transposição será muito facilitado pelo facto de os cubos utilizados nos modelos medirem um centímetro, possibilitando o uso de outros instrumentos de medida, como uma régua, sem ter que fazer conversões, que nesta modalidade de ensino e numa fase inicial da atividade seriam um obstáculo, se bem que poderiam ser uma atividade interessante com alunos mais avançados.
Gostar disto:
Gostar A carregar...
Esses cubos são feitos de quê, de papel?
Reblogged this on Minecraft 18.