Amplia as tuas aulas

Blog de partilha de experiências educativas

Minecraft na sala de aula

 

Já há algum tempo que pensava em utilizar este videojogo nas aulas de Cidadania do Ensino Especial. Agora, após três aulas, em que recorri ao Minecraft para desenvolver competências ao nível da resolução de problemas individualmente e de forma cooperativa, considero que, neste momento, já é uma aposta ganha.

image

A atividade consiste, nesta fase, na elaboração de quadrados com cubos em que o aluno tem que contar o número de elementos utilizados em cada lado com posterior transposição para o ambiente de jogo, onde tem de se basear no modelo que elaborou para construir uma versão digital do mesmo.

image  image

A atividade representa um desafio significativo para os alunos, pois envolve um certo nível de abstração, sendo que no princípio a maioria dos alunos revelavam dificuldade na contagem dos cubos. No entanto, após três aulas, muitos já revelam progresso significativos, estando já a trabalhar em quadrados com lados de maior números de elementos, indo em breve abordar os retângulos.

image  image

O recurso ao videojogo tem sido um agente motivador e tem contribuído para um maior investimento dos alunos na tarefa, que de outra forma teria um carácter mais monótono. Após a realização da atividade, dei um momento de maior liberdade criativa, para que os alunos aplicassem os princípios aprendidos na construção de um casa, dando apenas orientações muito genéricas (a casa tem que ter uma porta e uma janela), deixando o resto ao  critérios deles, para estimular a sua criatividade. No futuro, gostaria que eles  projetassem e executassem uma ideia sozinhos.

image  image

Nos alunos com mais dificuldades, a utilização deste videojogo tem criado desafios de ensino que carecem de uma resposta adequada às características particulares dos alunos, o que tem requerido abordagens diferenciadas , tendo o professor de Educação Especial e outra professora com quem trabalho sido obrigados a ser eles próprios criativos no desenvolvimento de estratégias para esse efeito.

image  image

Anúncios

2 responses to “Minecraft na sala de aula

  1. kixty9 2014/03/09 às 20:44

    Encontrei um erro de concordância: “aprendidos na construção de um casa”.

  2. kixty9 2014/03/09 às 20:45

    Reblogged this on Minecraft 18.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: